Solidariedade constrói! muda! transforma! aquece o coração! renova a vida! une amigos!

Sobre nós Conheça nossa trajetório e nossa história

Uma família com
muitos amigos reunidos!

O Instituto Amigos da Sopa é um projeto sem fins lucrativos, que leva o Evangelho a comunidades carentes.

Nossa História

O Instituto Amigos da Sopa de Alagoas – IASAL é um projeto sem fins lucrativos, formado por voluntários e colaboradores diretos e indiretos. Foi fundado em 2012 pelo idealizador, Tibério Jorge, com o principal objetivo de levar obras assistenciais às comunidades carentes e moradores de rua de Maceió, como distribuição de sopa e pão, roupas, brinquedos, produtos de higiene e alimentos. Materiais esses, arrecadados por meio de doações.

Por outro lado, também é foco do projeto, estimular o serviço ao próximo, deste modo, cumprindo o papel de cidadão em busca de uma sociedade melhor. 

O IASAL possuiu registros nos Conselhos de Assistência Social Municipal de Maceió; no Conselho da Criança e Adolescente, bem como no Conselho Nacional de Assistência Social, além do título de Utilidade Pública Estadual e Municipal. 

As ações acontecem três vezes por semana, com ações diurnas e noturnas, que atendem comunidades carentes de Maceió. Aproximadamente 4.000 litros de sopa são distribuídos por mês, totalizando 12 mil refeições para cerca de 520 famílias.

O Instituto também faz campanhas durante todo o ano com o objetivo de arrecadar donativos. Além das ações de cunho assistencial, o IASAL também capacita a adultos e jovens, ao mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, com o intuito de contribuir para a geração de emprego e renda. Dentre as oficinas, encontram-se a de fabricação caseira de produtos de limpeza, artesanato em geral, culinária (doces e salgados), entre outros.

Para as crianças são desenvolvidas ações recreativas, com o objetivo de estimular a socialização e inclusão, bem como a prática de esportes como balé e artes marciais.

Visão

Multiplicar gradualmente o número de famílias beneficiadas pela nossa instituição

Missão

Oportunizar as comunidades assistidas uma melhor qualidade de vida através da educação, cultura, esportes, lazer, alimentação saudável, empreendedorismo e inclusão social

Valores

1. Combater a desigualdade social
2. Ser solidário
3. Transformar gerações

Nossa trajetória

Acompanhe nossa história através dos anos

2012

Inicio do IASAL

Na garagem da residência do idealizador do Projeto, Tibério Jorge. Local onde inicialmente preparávamos a sopa e nos reuníamos para as ações.

2013

Natal sem Fome

Primeira Campanha anual, Natal sem Fome, na qual foram distribuídos donativos como cestas básicas e roupas, além de entrega de sopa e pão na comunidade Cidade Sorriso, no Complexo Benedito Bentes.

2014

Campanha Anual

Inserção da campanha anual “Doe um Brinquedo e Ganhe um Sorriso”. A ação aconteceu na Vila Emater, localizada no antigo lixão em Maceió.

2015

Expansão

Expansão da sede, conquista de mobiliário e eletrônicos.

2016

Formalização Jurídica

Formalização jurídica da Instituição. Momento no qual ocorreu a ata de fundação e posse do conselho diretor.

2017

Central de Doações

 Inauguração do setor de Captação de Recursos

2018

Parceria com a AIESEC

Parceria com a AIESEC - plataforma internacional de programas de intercambio. A partir deste ano começamos a receber jovens de vários países e continentes.

2019

Inscrição nos CMDCA e SEMAS

Inscrição nos Conselhos Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Municipal de Assistência Social (Semas). Nivelamento escolar, cursos profissionalizantes e oferta de artes marciais e ballet.

2020

Convênio com o Governo

Convênio com o Governo (Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social – Seris;
Restruturação de identidade visual (mudança de logomarca, lançamento do site;
Programa de coleta de óleos usados para produção do sabão ecológico do IASAL.