Sobre nós Conheça nossa trajetório e nossa história

Uma família com
muitos amigos reunidos!

O Instituto Amigos da Sopa é um projeto sem fins lucrativos, que leva o Evangelho a comunidades carentes.

Nossa História

O Instituto Amigos da Sopa de Alagoas – IASAL é um projeto sem fins lucrativos, formado por voluntários e colaboradores diretos e indiretos. Foi fundado em 2012 pelo idealizador, Tibério Jorge, com o principal objetivo de levar obras assistenciais às comunidades carentes e moradores de rua de Maceió, como distribuição de sopa e pão, roupas, brinquedos, produtos de higiene e alimentos. Materiais esses, arrecadados por meio de doações.

Por outro lado, também é foco do projeto, estimular o serviço ao próximo, deste modo, cumprindo o papel de cidadão em busca de uma sociedade melhor. 

O IASAL possuiu registros nos Conselhos de Assistência Social Municipal de Maceió; no Conselho da Criança e Adolescente, bem como no Conselho Nacional de Assistência Social, além do título de Utilidade Pública Estadual e Municipal. 

As ações acontecem três vezes por semana, com ações diurnas e noturnas, que atendem comunidades carentes de Maceió. Aproximadamente 4.000 litros de sopa são distribuídos por mês, totalizando 12 mil refeições para cerca de 520 famílias.

O Instituto também faz campanhas durante todo o ano com o objetivo de arrecadar donativos. Além das ações de cunho assistencial, o IASAL também capacita a adultos e jovens, ao mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, com o intuito de contribuir para a geração de emprego e renda. Dentre as oficinas, encontram-se a de fabricação caseira de produtos de limpeza, artesanato em geral, culinária (doces e salgados), entre outros.

Para as crianças são desenvolvidas ações recreativas, com o objetivo de estimular a socialização e inclusão, bem como a prática de esportes como balé e artes marciais.

Visão

Multiplicar gradualmente o número de famílias beneficiadas com nossas ações, possibilitando qualidade de vida e autossustentabilidade por meio dos cursos profissionalizantes.

Missão

Oferecer às comunidades qualidade de vida por meio de educação, esporte, alimentação saudável, empreendedorismo e inclusão social, contribuindo com a transformação de gerações.

Nossa trajetória

Acompanhe nossa história através dos anos

2012

Inicio do IASAL

Na garagem da residência do idealizador do Projeto, Tibério Jorge. Local onde inicialmente preparávamos a sopa e nos reuníamos para as ações.

2013

Natal sem Fome

Primeira Campanha anual, Natal sem Fome, na qual foram distribuídos donativos como cestas básicas e roupas, além de entrega de sopa e pão na comunidade Cidade Sorriso, no Complexo Benedito Bentes.

2014

Campanha Anual

Inserção da campanha anual “Doe um Brinquedo e Ganhe um Sorriso”. A ação aconteceu na Vila Emater, localizada no antigo lixão em Maceió.

2015

Expansão

Expansão da sede, conquista de mobiliário e eletrônicos.

2016

Formalização Jurídica

Formalização jurídica da Instituição. Momento no qual ocorreu a ata de fundação e posse do conselho diretor.

2017

Central de Doações

 Inauguração do setor de Captação de Recursos

2018

Parceria com a AIESEC

Parceria com a AIESEC - plataforma internacional de programas de intercambio. A partir deste ano começamos a receber jovens de vários países e continentes.

2019

Inscrição nos Conselhos Municipal da Criança e do Adolescente

Inscrição nos Conselhos Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Municipal de Assistência Social (Semas);

Nivelamento escolar;
Cursos profissionalizantes;
Oferta de artes marciais e ballet;

2020

Convênio com o Governo

Convênio com o Governo (Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social – Seris;
Restruturação de identidade visual (mudança de logomarca, lançamento do site;
Programa de coleta de óleos usados para produção do sabão ecológico do IASAL.