Solidariedade constrói! muda! transforma! aquece o coração! renova a vida! une amigos!

Novidades Brasil desperdiça 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano

Notícia 11 Ago 2020

Brasil desperdiça 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano

Na casa das famílias brasileiras, arroz, carne vermelha, feijão e frango são os alimentos mais jogados fora.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos no planeta a cada ano, cerca de 30% do total produzido.

No Brasil, os últimos dados, divulgados em 2013,  revelam que em apenas um ano o país perdeu ou desperdiçou 26,3 milhões de toneladas de alimentos. Isso representa quase 10% dos alimentos disponíveis. Enquanto isso, 5,2 milhões de pessoas no Brasil passam fome.

Segundo a FAO, a perda de alimentos prevalece nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Já o desperdício ocorre no final da cadeia alimentar (varejo e consumo), e estaria mais associado às nações desenvolvidas.

Na casa das famílias brasileiras, arroz, carne vermelha, feijão e frango são os alimentos mais jogados fora. No Brasil, 2,5% da população passou fome em 2017. Isso corresponde a 5,2 milhões de pessoas. E vale lembrar que o Brasil só saiu do mapa da fome em 2014, quando o índice de pessoas ingerindo menos calorias que o recomendado caiu para 3% da população

Isso só representa o quanto precisamos repensar o nosso consumo e principalmente avaliar o que podemos fazer para que esse hábito acabe.